quinta-feira, 10 de maio de 2007

Linhas de Nasca - tire suas próprias conclusões!

Saímos de Huacachina por volta de 9h. A passagem para Nasca custa S/7 ou 8, depende da empresa de ônibus. Têm ônibus de 1 em 1h e a viagem demora aproximadamente 2h.
Existem algumas maneiras de se conhecer as linhas de Nasca. Mas a única forma de se ver todas elas é voando em aviãozinho teco-teco. A mais fácil é subindo um mirante que fica na Rodovia Panamericana Sur. Você paga uns soles e não vai ver mais que três figuras.

Se eu soubesse antes do passeio que ele não valia a pena teria subido o mirante e não passaria pelo que passei. Veja só como tem gente safada:

O recepcionista do Hotel Huacachinero nos falou para chegar em Nasca e ir direto ao aeroporto. Lá, na empresa TAE, procurar uma amiga dele chamada Ruth, pois o passeio sairia mais barato.
Chegando em Nasca, fomos primeiro na empresa Cruz Del Sur comprar passagem de ônibus para Arequipa. Os ônibus saem de Nasca às 23:30hs e quase não tinha mais vaga. As passagens custam S/77, mas estudante com carteira ISIC tem 10% de desconto e você pode deixar suas mochilas na empresa.
Lá na garagem da Curz Del Sur fomos abordados por dois catadores, ou melhor, dois piltantras. Dissemos que não estávamos interessados no passeio deles, pois iríamos procurar a Ruth. Um deles, então, nos disse que era marido da Ruth e que nos levaria até ela, na TAE.
Fomos com os pilantras até o aeroporto e lá fomos na empresa TAE. A Ruth não estava e o tal marido disse que ela não voltaria, pois estava fazendo comida para as crianças e depois as levaria ao colégio. Sendo assim, como estávamos na empresa que nos foi indicada, fechamos com eles os pacotes para vôo pelas linhas. O pacote completo, por todas as linhas, para 5 pessoas custava U$55. Fechamos por R$ 50.


Existem pacotes mais baratos. São mais pessoas no avião e o vôo não passa por todas as linhas.
Bom, ficamos aguardando na empresa, pois nos disseram que a torre de controle deveria autorizar a saída do vôo. Queria comer alguma coisa, mas avisaram que não era bom comer antes de voar naquele aviãozinho.
Os pilantras foram embora e nós ficamos esperando. Nisso chega a tal da Ruth e diz: vocês vieram de Huacachina? O José me ligou e disse que viriam. E então, vamos fechar o passeio?
Dissemos pra ela que já havíamos fechado com o marido dela. Ela disse que não tinha marido, mas sabia quem era o cara e ia dar um jeito. Enquanto isso ficou tentando arrumar mais 3 pessoas para voarem conosco. A tal espera pela autorização da torre de controle era balela. Tínhamos que esperar mais passageiros. Enfim, umas 15h ela conseguiu mais três pessoas e cobrou deles U$ 35 para encher logo o avião.
Sentamos no meio do aviãozinho, pois segundo a Ruth era o melhor lugar para ver as linhas. O avião decolou e eu quase tive um treco de tanto medo. Aquilo é horrível!
As linhas de Nasca ficam espalhadas por um imenso vale, por 525Km², e foram descobertas em 1929. Ninguém sabe como elas surgiram, quando surgiram e o que representam. Alguns dizem que é obra de ET; outros, que é um calendário utilizado na agricultura.
São centenas de linhas, alguns loucos já catalogaram mais de 300. O vôo completo passa por 11 linhas, mas eu só consegui enxergar umas 5 ou 6. O avião passa por elas, o piloto grita: Monkey, monkey.... astronaut, astronaut.... Você olha da janelinha e não vê nada.... Bate fotos para o nada para tentar registrar alguma coisa. Eu vi o astronauta, o humming bird, o monkey, trapezoid e spider. Acho que mais nada! Alguns desenhos não são bem definidos como te mostram em fotos e postais. O vôo dura um pouco menos de 30min e, sinceramente, eu achei uma "m". Caro, muito caro, e sem graça!
























Além disso, quando voltamos na TAE, a tal da Ruth não quis nos dar os nomes dos pilantras, não queria nos dar recibo do vôo e não nos devolveu a diferença do que foi pago. Saí dali furiosa e minha idéia era ir direto na polícia, pois no mínimo há crime de falsa identidade. Só que estávamos com muita fome e o restaurante que fica em frente ao aeroporto fechava às 17hs.
O restaurante se chama "Flor de Canela" e lá servem menus e outros pratos. Os chamados "menus" são comuns no Peru, e incluem, geralmente, sopa, prato principal e bebida. Se você vai a Nasca e vai fazer o vôo, coma neste lugar e pergunte pelo Freddy. Se teve uma coisa boa em Nasca foi conhecer esse cara. Ele é o dono do restaurante. Muito simples, nos atendeu e ficou conversando conosco até umas 21h. Ele trabalhava num frigorífico no Peru e vinha no Brasil comprar carne, na Sadia. Depois ele morou um tempo em Porto Velho, onde nasceu um de seus filhos. Muito viajado e culto, ele nos falou sobre a cultura Peruana, nos mostrou diferentes artesanatos, nos deu dicas de passeios e de comidas típicas, colocou música brasileira pra gente ouvir etc. Além disso, ele faz fortes críticas ao esquema de passeios em Nasca e têm ótimas idéias para melhorar o esquema ali. Tomara que tudo dê certo pra ele!
Saímos do restaurante/casa do Freddy relaxados e sem vontade de procurar a polícia. Demos uma volta pelo centro e fomos para a garagem da Cruz del Sur esperar o ônibus.

Se depois de ler tudo isso e ver as fotos você ainda deseja voar, vá direto ao aeroporto (um táxi até lá custa S/2), pergunte o preço de empresa em empresa e, de preferência, voe na parte da manhã pois não tem muita turbulência. Depois, não deixe de comer alguma coisa no "Flor de Canela". Se você vai comer mais tarde, após 17hs, é só passar ali antes e combinar com o Freddy.